Untitled Document
Conheça mais sobre a economia de nossa cidade
26/08/2011

Luís Eduardo Magalhães possui a décima economia do estado da Bahia, sua região é responsável por 60% da produção de grãos do Estado, sua renda per capita é uma das maiores do Brasil. Seu parque industrial é composto por empresas líderes em seus segmentos, inclusive quase 20 multinacionais. Entre as empresas pioneiras que se instalaram no município, pode-se citar a Cooperativa Agrícola de Cotia, na época a maior cooperativa do Brasil, a Ceval, indústria de esmagamento de soja, mais tarde incorporada pela Bünge Alimentos, sendo hoje esta unidade a maior esmagadora de soja de toda a América Latina, e também uma grande cooperativa regional, a Cooperativa do Oeste de Minas Gerais. Sua agricultura é pujante, diversificada e de grande produtividade, possuindo grandes áreas irrigadas. Sua pecuária é de alta qualidade tanto na área genética como tecnológica. No ano de 2007, entrou em funcionamento um grande e moderno frigorífico de aves, paralelamente estará funcionando uma fábrica de ração para sustentar os produtores integrados de mais de um milhão de aves por mês, transformando-se assim o município num dos maiores produtores de aves da Bahia.


O município sedia um dos maiores eventos de equipamentos de alta tecnologia destinados ao agronegócio, o Bahia Farm Show. Sua rede de hotéis é diversificada e suficiente, indo dos mais simples até o de categoria internacional. Seu comércio é suficiente para atender toda a demanda de seus habitantes, tanto na área de alimentos como produtos e implementos agropecuários e construção civil, mas como toda cidade em grande desenvolvimento, Luís Eduardo tem muitos problemas de infraestrutura, como: tratamento de esgoto, galeria de águas pluviais, pavimentação asfática e habitação para famílias de baixa renda, problemas que têm sido pouco atacados pela prefeitura e governo federal e que demanda ainda muito investimento dos governos. Na área da saúde e educação a prefeitura tem feito um grande esforço o que tem tornado esses serviços aceitáveis. Na área habitacional de médio e alto padrão, a cidade conta com grandes investimentos, tanto na construção de edifícios residencias de seis, oito, dez ou mais andares (mais de quinze em construção), bem como em condomínios horizontais de altíssimo padrão, inclusive com campo de golfe e pista de pouso para aeronaves de seus moradores.


Em todos os setores da economia as estatísticas ganham destaque pela relevância. O número de empresas pode duplicar em 2014, triplicar em 2017 e quadruplicar em 2018. Só neste segmento, em dois anos, a quantidade de empresas dobrou. Houve um salto de 1827 para 4.600 empresas em 2010.


A matéria evidencia crescimento em áreas importantes. Na construção, por exemplo, conforme dados pesquisados na Prefeitura Municipal, o número de alvarás para construir triplicou de 2009 para 2010, passando de 320 para 940. Em 2011, até 15 de fevereiro, foram 147 alvarás.


O número de “habite-se” expedidos duplicou, passando de 408 em 2009 para 834 em 2010. Em 2011, até 15 de fevereiro, foram expedidos 127 habite-se.


O Comércio – de Luís Eduardo atende a demanda de seus habitantes, tanto na área de alimentos quanto em produtos e implementos agropecuários e construção Civil. O agronegócio vem avançando a cada ano, fortalecendo o comércio de renda de máquinas e implementos agrícolas, fertilizantes, combustíveis entre outros inúmeros produtos.


No comércio de combustíveis destaca-se o Posto Imperador, com área de 73 mil metros quadrados . O posto recebe 6.900 caminhões por mês e vende uma média de 1,8 milhão de litros de diesel por mês. Na época da colheita, as vendas chegam a 3 milhões de litros de diesel por mês.


Empresas – O número de empresas existentes no município, incluindo o de micro e pequenas empresas, praticamente dobrou. Ressalte-se que Luís Eduardo foi o primeiro município do Oeste Baiano, a criar a Lei específica para micro empresas. Atualmente, há mais de 1 mil empreendimentos cadastrados.


Eventos de negócios: Intitulada como “Bahia Farm Show”, um dos maiores eventos de tecnologia em equipamentos destinados ao agronegócio, ocorre de 31 de maio a 4 de junho. O volume de negócios deste evento ultrapassou R$250 milhões.


Empregos – O comércio de serviços concentram 58,9% dos empregos formais do município. O número total de trabalhadores formais em LEM, deverá aumentar em 570%, em dez anos, de 2010 a 2020. (Conforme dados da Urban Systems).


Agricultura – A principal atividade é a agricultura, de alta tecnologia e produtividade, que ocupa extensas áreas, muitas delas irrigadas por pivôs. A agricultura familiar ocupa 13mil hectares, correspondentes a 3% da área total. As principais culturas são a soja, o algodão, o milho, o café, destacando-se no momento, o rápido crescimento do algodão. Luís Eduardo produz também arroz, feijão, mandioca, sorgo, mamão, laranja, limão, entre frutas regionais.


Pecuária – Também de alta qualidade, a Pecuária contará este ano com a instalação, pela Secretaria de Agricultura, de um abatedouro e do Serviço de Inspeção Municipal, os quais abrirão caminho para o abastecimento local de carnes e a fabricação de embutidos, diminuindo o custo de produção.


Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães - BA

Leia mais
A saca de milho, em Mato Grosso, atingiu em julho
A colheita do algodão está um pouco atrasada em Mato Grosso
A área destinada ao cultivo do algodão nesta safra deve ser 42,8%
Agricultores de Goiás enfrentam problemas
O Piauí continua entre os destaques na produção de grãos no Brasil
Muitos questionamentos têm sido levantados sobre o plantio
A colheita da safra do milho no oeste da Bahia está no início
O feijão gurutuba, também chamado de feijão-de-corda
O sorgo ganhou mais espaço na safrinha em Rio Verde
A safra da soja está chegando ao fim no
Os produtores de algodão de Mato Grosso do Sul
A falta de chuvas regulares, seguida do ataque de pragas


A CooperFarms

Cotação do Dolar

Commodities em Tempo Real

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.

Clima Tempo

Visitantes

88311
Copyright© - Todos os direitos reservados - Cooperfarms
Laci Marcio Hedges , Quadra 33, Lote 09 , Jardim Imperial, Luís Eduardo Magalhães - BA CEP: 47850-000 - Caixa Postal: 1194
Fones: (77) 3639-3900